O evento acontecerá no dia 19 de maio, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, no Sambódromo, Com o lema “Todos irmãos e irmãs, no Espírito!”
O evento é uma solenidade religiosa que, em Manaus, tem a tradição de reunir cerca de 50 mil pessoas no sambódromo. Padre Geraldo Bendaham, reforça que a festa de pentecostes também é um momento de partilha e gesto concreto, onde todos são convidados a doar 1kg de alimento não perecível que será destinado às famílias que estão em situação de vulnerabilidade alimentar.
A Festa de Pentecostes é uma celebração cristã que ocorre cinquenta dias após a Páscoa (daí o nome "Pentecostes", que significa "quinquagésimo" em grego). Esta festa é importante tanto para cristãos como para judeus, embora com significados diferentes.
Durante a celebração cristã do Pentecostes, as igrejas frequentemente realizam serviços especiais, enfatizando o papel do Espírito Santo na vida dos crentes e na comunidade cristã. O Pentecostes é também um tempo de renovação espiritual e reflexão sobre o poder transformador do Espírito Santo na vida daqueles que seguem a Cristo.
O Catecismo da Igreja Católica aborda o significado de Pentecostes principalmente no contexto da obra do Espírito Santo na vida da Igreja e dos fiéis cristãos. Pentecostes é considerado o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e deu início à missão da Igreja. Algumas ideias principais que o Catecismo aborda sobre Pentecostes:
Portanto, o Catecismo da Igreja Católica ensina que Pentecostes é uma festa fundamental para os cristãos porque marca o momento em que o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja, capacitando os crentes para viver uma vida de fé, testemunho e santidade.