DINÂMICA PARA SALA DE AULA
* TEMA: INTEGRAÇÃO
DINÂMICA: Nó humano
OBJETIVO: Integração, contato físico, resolução de problemas.
MATERIAL: nenhum
EXECUÇÃO:
- Formar um círculo, todos de mãos dadas.
- Orientar cada um para observar bem que está a seu lado direito e a seu lado esquerdo. Frisar bem que “Não pode esquecer, nem trocar!”.
- Pedir ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado.
- Depois de um minuto, pedir que parem onde estão.
- Pedir que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor).
No final, deverá ter um amontoado de gente. Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo. Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido, quem termina certo, etc..).
REFLEXÃO:
- Depois do jogo, propor uma reflexão: Alguns terão que fazer um esforço maior que outros, mas todos terão que fazer a sua parte. Esta dinâmica chama a atenção para a mensagem de que, se o trabalho em grupo é planejado, tudo funciona melhor, e o resultado certamente será positivo.

* TEMA: AVALIAÇÃO
DINÂMICA: Chapéu da sabedoria
OBJETIVO: Avaliar a assunto da aula.
MATERIAL: Chapéu, papel com perguntas e chocolates (mesmo número de perguntas)
EXECUÇÃO:
- Colocar os alunos em círculo;
- Os alunos terão que passar o chapéu com as perguntas dentro enquanto toca-se uma música. Não vale demorar-se para passar o chapéu. Tem que ser passado de mão em mão.
- Quando parar a música, o aluno que estiver com o chapéu na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde.
- A brincadeira continua até que as perguntas acabem.

* TEMA: COMPETIÇÃO
DINÂMICA: Cadê meu sapato?
OBJETIVO: vencer a competição
MATERIAL: sapatos/tênis dos participantes e brinde para o vencedor.
EXECUÇÃO:
- Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distancia de 10m.
- Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes
- atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados.
- Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade.
- Em seguida, retorna-se à linha de partida.
- O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.
