O MECE abraça com entusiasmo o compromisso com a evangelização. Não perde ocasião de proporcionar o encontro de
Jesus Eucaristia com as pessoas. Levar a Comunhão aos doentes e idosos é uma missão belíssima, e quase que exclusiva do MECE. É uma das missões mais importantes e gratificantes, pois normalmente significa levar Jesus ao encontro de alguém que realmente está precisando.
Os enfermos, bem como os idosos, são pessoas que sofrem. Alguns participaram a vida toda na comunidade e agora não podem mais. Nesse momento, precisam que a Igreja vá até eles; precisam de força, de ânimo, de coragem. Jesus Eucaristia, para muitos, constitui a única alegria da semana e ninguém mais do que Ele pode animar, fortalecer na fé e consolar o enfermo. É muito gratificante poder dar essa alegria aos enfermos e idosos, levando-lhes Jesus vivo.
* TRANSLADO DA HÓSTIA CONSAGRADA
OBSERVAÇÃO: Caso ele não possa receber a comunhão, o próprio ministro comungue a partícula que está levando. Ou então, caso tenha sobrado alguma partícula consagrada que seja consumida durante a celebração, pelo MECE, na casa do doente. Os fragmentos da partícula que restarem na teca sejam recolhidos e purificados com água (5).
Cf. Ritual Romano, A Sagrada Comunhão e o culto Eucarístico fora da missa, n. 20.
1 - CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS, Instrução Redemptionis Sacramentum, n. 133.
2 - Código de Direito Canônico, cân. 935.
3 - Ritual Romano, A Sagrada Comunhão e o culto Eucarístico fora da missa, n. 19.
4 - Idem, n. 25; 56-63.
5 - Idem, n. 22.
Saudação Inicial
Min.: A paz esteja nesta casa e com todos que aqui vivem.
(A Teça é colocada sobre o local preparado. Todos fazem um breve silencio. Em seguida o Ministro Dirige aos presentes uma exortação espontânea ou a seguinte.)
Min.: Irmãos, Nosso Senhor Jesus Cristo antes de passar deste mundo para junto do Pai, deixou-nos o Sacramento do Seu Corpo e Seu Sangue para que fortalecidos por este alimento nos encontremos munidos com o penhor da ressurreição e unidos pela caridade ao nosso irmão (fala-se o nome do doente) rezemos com ele e por ele.
Ato Penitencial
Min.: Na presença do Senhor, reconhecemos que somos pecadores, para participar dignamente desta Celebração. Confessemos:
Todos: Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós irmão e irmã, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões. Por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço a virgem Maria, aos anjos e Santos e a vós irmãos e irmãs que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Min.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.
Rito da Palavra
(Lê-se uma das Leituras da Missa do dia. Após a Leitura deve-se um momento para reflexão).
Profissão de Fé
Min.: Agora eu os convido a professarmos juntos a nossa fé que por nossos pais e padrinhos foi professado no dia de nosso batismo e que repetimos na nossa primeira Eucaristia e ao sermos crismado.
Essa é a fé que nos une na mesma Igreja, tornando-nos filhos de Deus e irmãos de Cristo Jesus.
Preces
(Deus acolhe sempre os pedidos de seus filhos que muito amor tem por cada um, unidos num mesmo coração, elevemos a Ele os nossos pedidos por: – fala o nome do doente. (Esta oração pode ser feita em silencio ou citação com a resposta: Senhor escutai nossa prece)).
Rito da Comunhão
Min.: Unidos pelo amor de Deus aos irmãos façamos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou.
Pai-Nosso
Min.: (Eleva a Hóstia e diz) Eu Sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém comer deste Pão viverá eternamente. Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Todos: Senhor eu não sou digno(a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra serie salvo(a).
(O Ministro Apresenta ao enfermo e para algum acompanhante que participante, mas não esteja por cuidado ao enfermo participando da Celebração Eucarística).
Min.: O CORPO DE CRISTO
Min.: Pai Santo, Deus eterno e todo poderoso, cheios de confiança vos pediram que o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, recebido por (coloca-se o nome do enfermo) lhe seja para o corpo e para a alma, um santo remédio de vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo nosso Senhor.
Ritos Finais
Min.: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde de todos os males e nos conduza a vida eterna. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Todos: Amém