É um livro grande que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para todo o ano litúrgico. Fitas marcadoras indicam as diversas partes da celebração e pequenas orelhas nas paginas mais usadas auxiliam o ministro a virá-las.'
O Missal contém:
Rito da Missa (partes fixas):
Próprio do tempo: advento, natal, quaresma, tempo comum, etc;
Próprio dos santos;
Vasta coleção de prefácios;
Varias orações eucarísticas;
Missas rituais: Batismo, confirmação, profissão religiosa, etc;
Missas e orações para diversas necessidades: pelo papa, pelos bispos, pelos governantes,
pela conservação da paz e da justiça, etc;
Missas votivas: Santíssima Trindade, Espírito Santo, Nossa Senhora, etc;
Missas dos fieis defuntos.
No inicio, o Missal apresenta longa e preciosa introdução contendo a Instrução Geral sobre
o Missal Romano e as Normas Universais para o Ano Litúrgico e o Calendário.
É o livro que contém todos os textos bíblicos que devem ser proclamados na missa, durante todo o ano litúrgico. São quatro livros:
A) LECIONÁRIO DOMINICAL
Compreende as leituras para as missas dos domingos e de algumas solenidades e festas. Toda missa dominical apresenta três leituras, mas o salmo responsorial: a primeira leitura do Antigo Testamento (salvo no tempo pascal em que se lê Atos dos Apóstolos); a segunda leitura, da Carta dos Apóstolos ou Apocalipse; a terceira leitura é o Evangelho. Para que haja uma leitura variada e abundante da Sagrada Escritura, A Igreja propõe, para os domingos e festas, um ciclo A, B, C. Ao Ano A, corresponde as leituras de São Mateus; ao Ano B, corresponde as leituras de São Marcos e de São João; ao Ano C correspondem a leituras de São Lucas. O Evangelho de São João é geralmente proclamada nos tempos especiais (advento, quaresma, tempo pascal) e nas grandes festas.
B) LECIONÁRIO SEMANAL
Contém as leituras para os dias da semana de todo o Ano Litúrgico. A primeira leitura o salmo responsorial de casa dia estão classificadas por ano par e ano ímpar. O Evangelho é o mesmo para os dois anos.
C) LECIONÁRIO SANTORAL
Contém as leituras pra solenidades e festas dos santos. Estão aí incluídas também as leituras para o uso na administração dos sacramentos e para diversas circunstâncias.
C) LECIONÁRIO DO PONTIFICIAL ROMANO
Contém as as leituras para diversas celebrações como Crisma; Ordenação de Bispos, Presbíteros e Diáconos, bênção de abade e abadessa, Consagração das Virgens, instituição de leitores, acólitos e de admissão entre os candidatos à Ordem Sacra, , profissão religiosa, dedicação de Igreja e de Altar.
O Evangeliário é a composição dos Evangelhos proclamados no Domingo e nas grandes celebrações do Ano Litúrgico
O cerimonial dos bispos e o rito das ordenações: São reservados aos Senhores Bispos, e por isso quase sempre não são encontrados nas paróquias. Quando os Bispos fazem a Visita Pastoral ou quando celebram as ordenações, costumam trazer consigo os referidos livros.
Livro litúrgico de grande valor. Nele as bênçãos estão divididas em cinco partes: bênção de pessoas, objetos, de coisas destinadas ao uso litúrgico, de objetos de piedade e, finalmente, bênçãos para diversos fins. A estrutura de cada bênção comporta uma proclamação da Palavra e um louvor da bondade de Deus com um pedido de auxílio, além de um breve rito de abertura e conclusão.
Livro litúrgico de grande valor. Nele as bênçãos estão divididas em cinco partes: bênção de pessoas, objetos, de coisas destinadas ao uso litúrgico, de objetos de piedade e, finalmente, bênçãos para diversos fins. A estrutura de cada bênção comporta uma proclamação da Palavra e um louvor da bondade de Deus com um pedido de auxílio, além de um breve rito de abertura e conclusão.
A obra apresenta os vários ritos dos sacramentos e sacramentais, congregando as celebrações mais usadas pelos sacerdotes em sua atuação pastoral, como batismo, penitência, matrimônio, unção dos enfermos e exéquias. Foi elaborado para pastores que percorrem enormes distâncias para ir ao encontro das comunidades eclesiais. Estimula ainda mais a vida litúrgica porque é um importante instrumento de ajuda na realização da verdadeira Liturgia
Este Missal quer ser um convite aos grupos e comunidades a aprofundar o mistério cristão celebrado na liturgia dominical: antes de tudo um livro para a formação e a catequese dos adultos na fé, e depois um instrumento para a celebração. Não exclui, pois, as pessoas individualmente. Além de introduções gerais e específicas às leituras, o presente Missal traz ainda: o texto oficial do Lecionário (recentemente aprovado pela Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos da CNBB e confirmado pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos), uma frase orientadora do tema, uma exegese sóbria, um texto bíblico-litúrgico expresso pelo título e desenvolvimento antes de cada celebração, intenções de oração, palavra e sacramento (de modo a unificar a mesa da Palavra e a mesa do Pão), um esboço temático inspirado no evangelho põe em evidência os gestos de Cristo, aos quais respondem os seres humanos. O presente Missal dominical quer ser uma colaboração para a iniciação e a formação permanente dos cristãos, para que se tornem adultos na fé.
Designação dada à oração de louvor da Igreja, que tem por objetivo estender às diversas horas do dia a glorificação de Deus, que encontra seu ponto mais elevado da oração eucarística. Compreende quatro volumes;