METODOLOGIAS_ATIVAS

         A implementação da metodologia ativa traz mudanças significativas na estrutura do modelo educacional "tradicional". Nesse formato, o professor era considerado o único detentor do conhecimento, e o ensino era essencialmente uma transmissão de informações. As aulas expositivas predominavam, pois acreditava-se que todos os alunos aprendiam no mesmo ritmo. Dessa forma, o papel do estudante se limitava a "absorver" o conteúdo que o professor, com sua sabedoria, compartilhava. Era uma dinâmica quase mecânica, de ação e reação. A seguir, na Figura 1, você encontrará uma ilustração da sala de aula tradicional.


Figura 1 – Educação Tradicional

            Desde o início do século XX, diversos teóricos da educação têm criticado esse modelo. Dewey (1959), por exemplo, já em 1916, enfatizou que fundamentar os processos de ensino e aprendizagem apenas na transmissão de informações era uma abordagem ineficaz. Anos depois, Freire (1997) abordou as limitações da chamada educação bancária, na qual o aluno é visto como uma conta bancária que recebe depósitos de informações do professor e, posteriormente, essas informações são retiradas através de avaliações, como as bimestrais ou semestrais.


         As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.


       Neste modelo de ensino, o professor torna-se coadjuvante nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes o protagonismo de seu aprendizado.


          As metodologias ativas priorizam os estudantes como centro do processo de ensino-aprendizagem, com experiências, valores e opiniões valorizadas para a construção coletiva do conhecimento (DIESEL; BAL[1]DEZ; MARTINS, 2017). Elas perpassam por diferentes ferramentas, como a discussão de situações-problemas, de casos clínicos, contextu[1]alização da realidade, exposição crítica e reflexiva, uso de tecnologias, entre outras que auxiliam no desenvolvimento de diversas habilidades, como a comunicação, o trabalho em equipe, a postura de liderança, o respeito aos colegas e a capacidade de avaliação crítica (BARROS; SAN[1]TOS; LIMA, 2017). A figura 2 ilustra alguns princípios das metodologias ativas de aprendizagem


Adaptado de: DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p.268-288, 2017. http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

          Nas metodologias ativas, o professor atua como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Suas funções são as de provocar, construir, compreender e refletir, junto com o aluno, para orientar, direcionar e transformar a sua realidade. O aluno, em contrapartida, é o centro do processo, deve ter uma postura ativa, trabalhar com a autoaprendizagem, curiosidade, pesquisa e tomada de decisões, bem como gozar de autonomia e reflexão para que desenvolva uma atitude crítica e construtiva que o prepare à prática profissional.


          O processo de aprendizagem se dá a partir da problematização da realidade, ao relacionar a teoria à prática e ao objetivar a articulação do contexto social, com isso, visando à aproximação com a vida real e à observação, que, por conseguinte, permitem a comparação e a reflexão. Também é fundamental o trabalho em equipe para interação constante dos alunos, discussão, trocas de experiência e desenvolvimento da capacidade de argumentação


Mas o que isso significa na prática?

1) Aulas mais dinâmicas


Adeus aulas expositivas tradicionais! As metodologias ativas promovem atividades como debates, estudos de caso, projetos em grupo, jogos e simulações. Ou seja, uma mudança na forma como o conteúdo é apresentado e como os alunos interagem com ele. Ao invés das tradicionais aulas onde o professor fala e os alunos ouvem, as metodologias ativas propõem um ambiente de aprendizagem mais ativo e engajador.


As aulas expositivas, onde o professor transmite o conhecimento de forma linear, têm seus limites. Elas podem ser eficientes para apresentar conceitos básicos, mas não são tão eficazes para desenvolver habilidades como:


a)    Pensamento crítico:


         Pensamento crítico é a habilidade de analisar informações de forma profunda, questionar as evidências, avaliar diferentes perspectivas e, com base nisso, formar opiniões próprias e bem fundamentadas. Ao pensar criticamente, não nos contentamos com respostas prontas, mas buscamos compreender os porquês, identificar possíveis vieses e construir argumentos sólidos. Essa habilidade é essencial para tomar decisões informadas, resolver problemas complexos e construir conhecimentos de forma autônoma. Pensar criticamente envolve ir além da mera memorização de fatos, exigindo a capacidade de analisar, sintetizar, avaliar e julgar informações de maneira racional e objetiva.


b)   Resolução de problemas

processo cognitivo que envolve a identificação de uma questão, a busca por informações relevantes, a consideração de diferentes alternativas e a seleção da melhor solução. É uma habilidade fundamental para a vida, pois nos permite lidar com desafios, tomar decisões e encontrar soluções criativas para situações complexas. A resolução de problemas não se limita a encontrar uma resposta correta, mas também envolve a capacidade de analisar a situação, pensar de forma crítica e avaliar as consequências das diferentes ações. Ao desenvolver essa habilidade, os indivíduos se tornam mais adaptáveis e capazes de enfrentar os desafios do mundo em constante mudança.



c)    Trabalho em equipe

Trabalho em equipe é a colaboração entre duas ou mais pessoas com um objetivo comum, unindo esforços e habilidades complementares para alcançar resultados superiores aos que seriam obtidos individualmente. Essa dinâmica envolve comunicação eficaz, respeito mútuo, divisão de tarefas, tomada de decisões conjuntas e a capacidade de lidar com diferentes personalidades. Ao trabalhar em equipe, os indivíduos se beneficiam da troca de ideias, do aprendizado mútuo e da motivação proporcionada pelo grupo, além de desenvolverem habilidades sociais e emocionais importantes para o sucesso pessoal e profissional.

Em resumo, o trabalho em equipe é a sinergia entre pessoas que buscam um objetivo em comum, promovendo a inovação, a produtividade e o bem-estar de todos os envolvidos.




d)   Comunicação

A comunicação eficaz é o alicerce de qualquer trabalho em equipe. Ela permite que os membros de uma equipe se conectem, compreendam as expectativas mútuas, resolvam conflitos de forma construtiva e trabalhem juntos em direção a um objetivo comum. Através da comunicação, as ideias são compartilhadas, os feedbacks são construídos, e a confiança entre os colaboradores é fortalecida. Uma boa comunicação garante que todos estejam alinhados, motivados e trabalhando de forma sinérgica, o que resulta em maior produtividade, inovação e satisfação no ambiente de trabalho.



benefícios das aulas mais dinâmicas?


a) Aprendizagem mais significativa: Ao participarem ativamente do processo de aprendizagem, os alunos se sentem mais motivados e engajados, o que resulta em um aprendizado mais duradouro.


b) Desenvolvimento de habilidades essenciais: As metodologias ativas ajudam a desenvolver habilidades que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.


c) Preparo para o futuro: Ao aprender a trabalhar em equipe, a resolver problemas e a pensar de forma crítica, os alunos estarão mais bem preparados para os desafios do mundo contemporâneo.


         As aulas mais dinâmicas proporcionam um ambiente de aprendizagem mais rico e completo, onde os alunos são estimulados a pensar, a criar e a colaborar. Ao abandonar as aulas expositivas tradicionais, as escolas podem oferecer aos alunos uma educação mais relevante e eficaz.


2) Aprendizagem colaborativa


        A aprendizagem colaborativa é uma abordagem inovadora que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. Ao invés de serem meros receptores de informação, os estudantes se tornam protagonistas ativos na construção do conhecimento. Através do trabalho em grupo, da interação constante e da troca de ideias, os alunos desenvolvem habilidades essenciais como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Essa metodologia promove um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador, onde os alunos se sentem mais motivados a aprender e a construir conhecimentos significativos. Ao compartilhar experiências e conhecimentos, os estudantes aprendem a valorizar a diversidade de perspectivas e a trabalhar de forma colaborativa, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo que exige cada vez mais profissionais com habilidades sociais e capacidade de trabalhar em equipe. Desenvolvimento de habilidades: Além do conhecimento teórico, as metodologias ativas ajudam a desenvolver habilidades como comunicação, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe.


3) Motivação e autonomia


         A motivação e a autonomia são elementos cruciais para o sucesso na aprendizagem. Quando os alunos se sentem motivados, eles demonstram maior interesse e engajamento nas atividades, buscando ativamente o conhecimento. A autonomia, por sua vez, permite que os estudantes assumam o controle do próprio aprendizado, fazendo escolhas e tomando decisões sobre como e o que aprender. A combinação de motivação e autonomia cria um ambiente de aprendizagem mais significativo e eficaz, onde os alunos se sentem mais confiantes e capazes de alcançar seus objetivos. Ao proporcionar oportunidades para que os alunos sejam protagonistas de seu próprio aprendizado, os educadores podem estimular a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida

Por que as metodologias ativas são importantes?

Preparo para o futuro

         

          O preparo para o futuro é um pilar fundamental da educação contemporânea. Em um mundo em constante transformação, marcado pela rápida evolução tecnológica e pela crescente complexidade dos desafios globais, é imprescindível que os indivíduos sejam equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para se adaptarem a um cenário em constante mudança. Ao preparar os alunos para o futuro, as instituições educacionais não apenas os habilitam para o mercado de trabalho, mas também os empoderam para construir um futuro mais justo e sustentável. Esse preparo se fundamenta na ideia de que a educação não deve se limitar à transmissão de conteúdos, mas sim desenvolver nos alunos a capacidade de pensar criticamente, resolver problemas complexos, colaborar com outros e aprender de forma autônoma ao longo da vida. Ao investir no desenvolvimento dessas habilidades, as escolas contribuem para formar cidadãos mais conscientes, engajados e preparados para enfrentar os desafios do século XXI.


Aprendizagem mais significativa


           A aprendizagem significativa é um processo educacional que transcende a mera memorização de informações. Ela ocorre quando o novo conhecimento se conecta de forma não arbitrária e substantiva aos conhecimentos prévios do aprendiz. Ao estabelecer relações entre o que já se sabe e o que se está aprendendo, o indivíduo atribui significado ao conteúdo, tornando-o mais compreensível e memorável. Essa abordagem pedagógica valoriza a c1onstrução ativa do conhecimento pelo aluno, em vez da simples transmissão de informações pelo professor. A aprendizagem significativa é fundamental para o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. Ao promover a construção de um conhecimento sólido e duradouro, a aprendizagem significativa contribui para uma educação mais eficaz e relevante.


Desenvolvimento de habilidades do século XXI


         O século XXI é marcado por transformações aceleradas e profundas em diversos âmbitos da vida humana, exigindo uma educação que prepare os indivíduos para um futuro incerto e repleto de desafios. As tecnologias digitais, a globalização e a crescente complexidade das relações sociais e econômicas moldam um novo cenário, onde as habilidades tradicionais se tornam cada vez mais obsoletas. Nesse contexto, a educação precisa se adaptar, oferecendo aos alunos as ferramentas e competências necessárias para navegar nesse mundo em constante mutação. O desenvolvimento do século XXI exige um enfoque na aprendizagem ativa, na resolução de problemas complexos, na colaboração e no pensamento crítico. A educação precisa preparar os indivíduos para serem cidadãos globalmente conectados, capazes de tomar decisões informadas e de contribuir para um futuro mais justo e sustentável.


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