CICLO DO NATAL

Advento

O Advento é um tempo forte na Igreja, onde nos preparamos para a celebração do Natal.


Tem duas características, marcadas por dois momentos:

  1. O primeiro vai do primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro. Neste primeiro momento, a liturgia nos fala da segunda vinda do Senhor no fim dos tempos, a chamada escatologia cristã.
  2. O segundo momento vai do dia 17 ao dia 24 de dezembro. Neste período, a liturgia vai nos falar mais diretamente da primeira vinda do Senhor, no Natal.


No Advento temos quatro domingos, o terceiro chamado "Gaudete", isto é, domingo da alegria. Podemos dizer que os quatro domingos do Advento simbolizam os quatro grandes períodos em que Deus preparou a humanidade, de maneira progressiva, para a grande obra da redenção em Cristo. Esses quatro períodos são:

1º) O tempo que vai de Adão a Noé

2º) O tempo de Noé a Abraão

3º) O tempo de Abraão a Moisés

4º) O tempo que vai de Moisés a Cristo.


Com Abraão começa, historicamente, a caminhada da salvação (Cf. Gn 12). Os quatro domingos simbolizam também as quatro estações do ano solar e as quatro semanas do mês lunar. Aqui se pode ver a harmonia entre tempo histórico e tempo cósmico. Também a coroa do Advento, em sua forma circular, com suas quatro velas, quer chamar nossa atenção, já no início do Ano Litúrgico, para o mistério de Deus que nele vamos celebrar. A cor verde dos ramos da coroa (pinheiro, principalmente), fala do mistério cristão, que nunca perde o seu verdor, e simboliza então a esperança e a vida eterna.


Três personagens bíblicos marcam o tempo do Advento. São eles: o profeta Isaías, São João Batista e a Virgem Mãe de Deus.


Atenção: Não é tempo penitencial, no sentido próprio e litúrgico, mas tempo de expectativa, de moderação e de esperança. 

Natal

O Natal é a celebração principal de todo o ciclo natalino. Constitui portanto o seu centro. Cristo nasce em Belém da Judéia, em noite fria (inverno), mas traz do céu o calor vitalizante da santidade de Deus, em mensagem de paz dirigida sobretudo aos pobres, com quem se identifica mais plenamente, cumulando-os das riquezas do Reino. Sua "noite feliz" sinaliza para a "noite fulgurante" da Sagrada Vigília Pascal do Sábado Santo, onde as trevas são dissipadas, definitivamente, pela luz do Cristo Ressuscitado.


No Natal se dá a união hipostática, ou seja, a natureza divina se une à natureza humana, numa só pessoa, a pessoa do Verbo Encarnado (Cf. Jo 1,14), mistério que transcende a compreensão humana. É pura humildade de Deus e pura gratuidade do amor divino. 

Tempo  do Natal

O Tempo do Natal dois momentos.

  • Um, imediato: é a Oitava do Natal, que prolonga a solenidade natalina por oito dias, encerrando-se no dia primeiro de janeiro.
  • O segundo momento vai de 2 de janeiro até a Festa do Batismo do Senhor, quando então se encerra o ciclo natalino.


Vejamos, agora, as festas e solenidades do ciclo do Natal, nomeando-as, mas sem referência a aspectos celebrativos:

  • No Advento (além dos quatro domingos):
  • Solenidade da Imaculada Conceição - em 8 de dezembro.
  • Festa de Nossa Senhora de Guadalupe - em 12 de dezembro.
  • No Natal:
  • Solenidade principal do ciclo natalino, com vigília e três missas.
  • No Tempo do Natal:
  • Solenidade principal: 25 de dezembro.
  • Solenidade da Santa Mãe de Deus: é celebrada em 1º de janeiro, com a qual se encerra, como vimos, a Oitava do Natal.
  • Solenidade da Epifania: Epifania significa manifestação. É, pois, a manifestação de Jesus ao mundo, como salvador universal. Os magos simbolizam o conjunto das nações e dos povos. A Epifania marca, assim, a universalidade da redenção de maneira viva e simbólica. No Brasil, celebra-se a Epifania no domingo que cai entre os dias 2 a 8 de janeiro.
  • Festa da Sagrada Família: Esta festa é celebrada no domingo que cai entre os dias 26 e 31 de dezembro. Se não houver domingo neste período, então a Festa da Sagrada família é celebrada no dia 30 de dezembro, em qualquer dia da semana.
  • Festa do Batismo do Senhor: Com a Festa do Batismo do Senhor encerra-se o ciclo do Natal. A data de sua celebração depende da Solenidade da Epifania. Se a Epifania for celebrada até o dia 6 de janeiro, então o Batismo do Senhor se celebra no domingo seguinte. Se, porém, a Epifania for celebrada no dia 7 ou 8 de janeiro, então a Festa do Batismo do Senhor será celebrada no dia seguinte, isto é, na segunda-feira. A Festa do Batismo do Senhor marca o início da vida pública e missionária de Cristo.
  • Três celebrações natalinas ainda existem, mas são comemoradas fora do ciclo do Natal:
  • Festa da Apresentação do Senhor, em 2 de fevereiro, no Tempo Comum portanto;
  • Solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem, em 19 de março:
  • Solenidade da Anunciação do Senhor, em 25 de março.

Estas duas últimas na Quaresma, sendo que, com referência à Anunciação, esta também pode cair, eventualmente, na Semana Santa. Nesta última hipótese, tal solenidade é transferida para depois da Oitava da Páscoa, uma vez que na Semana Santa não se pode fazer nenhuma comemoração que não seja a da sua própria liturgia.


Dentro ainda da Oitava do Natal, três festas do "Santoral" são celebradas, mas com Vésperas da Oitava. São elas: Santo Estêvão, diácono e protomártir, em 26 de dezembro; São João, Apóstolo e Evangelista, em 27 de dezembro; e Santos Inocentes, em 28 de dezembro

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